Dançar
não é próprio de alguém que se diz seguidor de Cristo, independentemente do seu estado - casado ou solteiro - e do seu grau de (ir)responsabilidade na igreja.
As danças são praticadas sob o
ritmo sensual de músicas profanas, que desconhecem completamente o princÃpio enunciado em Filipenses 4:8:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.†As danças têm-se transformado num dos maiores estimuladores de sensualidade. O servo de Deus mortifica a impureza, a paixão lasciva e os desejos malignos (Colossenses 3:5). O seu compromisso com Deus mantém-no longe de danças e outras actividades que provoquem desejos e pensamentos errados. Mesmo não se envolvendo directamente em relações sexuais explÃcitas, os participantes em danças geralmente entregam-se ao
sensualismo mental (ver Mt 15:19-20), desaprovado por Cristo em Mateus 5:27-28:
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.â€Talvez ajude dizer que
João Baptista perdeu a cabeça por causa de uma dança - não será mesmo coisa boa, pois não?
Talvez ajude ainda mais se a seguinte questão for colocada:
O que faria Jesus nas circunstâncias que coloca? Sim, porque "para mim" agora que me confesso Cristão "o viver é Cristo" - "já não sou eu mais que vivo, mas Cristo que vive em mim".
A experiência tem demonstrado que um dos primeiros efeitos na vida dos crentes quando eles começam a dançar, é a
perda de interesse pela igreja e pelas coisas espirituais. A prática da dança na vida do crente representa um
movimento em direcção ao mundo ou um
compromisso com o mundo. O testemunho de tal crente perde a força.
"... não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Rom. 12:2).
Leia ainda o seguinte pequeno artigo sobre a dança na página da igreja em Quinta do Conde, em
http://www.iqc.pt/respigos/a-dan-a.html. Espero que tenha ajudado alguma coisa. CMO.